ufrpe.br FlexQuest

Poluição

Podemos definir poluição ambiental como a ação de contaminar as águas, solos e ar. Esta poluição pode ocorrer com a liberação no meio ambiente de lixo orgânico, industrial, gases poluentes, objetos materiais, elementos químicos, entre outros. 

A poluição ambiental prejudica o funcionamento dos ecossistemas, chegando a matar várias espécies animais e vegetais. O homem também é prejudicado com este tipo de ação, pois depende muito dos recursos hídricos, do ar e do solo para sobreviver com qualidade de vida e saúde.

Os principais poluentes ambientais são: chumbo, mercúrio, benzeno, enxofre, monóxido de carbono, pesticidas, dioxinas e gás carbônico.

A poluição causada por produtos químicos pode ser considerada um dos principais tipos de poluição ambiental. E nessa categoria podemos destacar os principais problemas e quem é o responsável por cada um deles.

Os produtos químicos que poluem o meio ambiente podem ser aqueles usados pelos agricultores para combater as doenças que atacam as suas plantações, por exemplo. A poluição química nesse caso, começa quando o agricultor espalha o produto químico sobre a planta, vem a chuva e o arrasta para os rios e para as águas que existem no subsolo. Como você percebe o efeito pode atingir diretamente: solo e água.

Um outro fator que pode fazer com que produtos químicos aumentem a poluição ambiental é o de lavagem clandestina de barcos no alto mar, que acabam deixando resíduos na água. Mais grave ainda são os resíduos químicos radioativos depositados no fundo do mar ou quando são contidos (pela impossibilidade) depois de um acidente com uma usina nuclear. Nesses casos, eles podem causar prejuízos para os rios e para o ar.

Quando acontece um naufrágio de um navio petroleiro, os prejuízos para o meio ambiente são certos. Milhares de toneladas de petróleo acabam na água e na costa, destruindo a vida marinha da região afetada. São chamadas de marés negras, o petróleo derramado.

A poluição causada pelos produtos químicos pode afetar, como foi visto anteriormente, a água, porém, além dos casos já citados, existem outras problemas que podem causar a poluição de rios e mares. E a poluição da água é considerada um dos tipos principais de poluição ambiental.

A vida humana depende do ar para sobreviver, porém, muitas vezes esse ar acaba nos provocando doenças, algumas que podem levar à morte. Isso porque a poluição do ar provoca alteração nas taxas dos componentes normais do ar, colocando na atmosfera substâncias estranhas e perigosas para a saúde do homem.

É simples observar o quanto essas mudanças podem nos fazer mal e nesse caso sem nem mesmo falar de poluição. Por exemplo, se um grupo de pessoas ficar aglomerado dentro de uma sala fechada, o ar respirado ali dentro começará a ficar muito úmido, por causa da diminuição de oxigênio e o índice maior de dióxido de carbono. Além disso, o vapor da água e o suor em excesso irá fazer com que muitas pessoas tenham mal estar nesse tipo de situação. Agora, imagina, quando o ar está impregnado de partículas poluidoras.

Existe uma grande quantidade de agentes poluidores do ar e a poluição atmosférica considerada a mais frequente é sofrida pela natureza, graças a esses “produtos”.

Se queremos falar sobre quais os agentes poluidores mais nocivos para o ar, podemos iniciar pelo carro, com o motor a explosão, o veículo liberada monóxido de carbono quando está funcionando. Esse gás é considerado muito perigoso, é sem cheiro e se mistura no ar, e claro, nós o inalamos sem mesmo nos dar conta. Dentro do organismo humano, ele entra na corrente sanguínea, através das vias nasais e se associa a hemoglobina, o composto formado nesse processo é o carboxiemoglobina. Uma pessoa pode sofrer de asfixia porque a hemoglobina “ocupada” pelo monóxido de carbono não consegue levar o oxigênio.

Em cidades da Europa, como em Milão por exemplo, quando a prefeitura da cidade faz a medição da taxa de poluição e percebe que os índices estão acima do suportável, proíbe o uso do carro durante um dia inteiro. A medida é tomada quantas vezes é julgada necessária. Além disso, a entrada de carros no centro da cidade só pode ser feita a pagamento, para incentivar que as pessoas deixem o veículo em casa e prefiram o metrô. Sem falar nas campanhas de incêndio para a compra do carro elétrico.

https://www.suapesquisa.com/o_que_e/poluicao_ambiental.htm

http://meioambiente.culturamix.com/poluicao/poluicao-ambiental

https://www.google.com.br/search?biw=1366&bih=608&tbm=isch&sa=1&ei=Mke2W...

Nike shoes | Air Max

Minicasos do caso: Meio ambiente