Entomologia
Algumas pessoas tem um carinho especial pelos insetos, a ideia de estudar a relação deles com o mundo leva grande parte desses entusiastas a estudar a Entomologia. Mesmo parecendo estranho num primeiro momento que pessoas se dediquem a estudar insetos, visto que para a grande maioria dos mortais eles dão calafrios, a Entomologia é uma ciência que pode ser fascinante.
Como bem destacamos a Entomologia é uma ciência, o seu objeto de estudo é os insetos, a forma como eles vivem, como eles são e a relação deles com o ecossistema. O nome dessa ciência vem da combinação de dois radicais gregos entomon (inseto) e logos (estudo).
Indo mais a fundo na palavra Entomologia temos Éntomom que significa Inseto que por sua vez veio do radical entomos que significa cortado ou dividido. Isso se deve ao fato de que grande parte dos insetos apresenta o corpo dividido em anéis ou segmentos. A palavra Inseto deriva do latim Animale insectum que significa animal segmentado.
Vale dizer que a palavra Entomologia é utilizada para designar esse tipo de estudo desde Aristóteles (384-322 a.C.).
Uma das primeiras coisas que vem a nossa mente quando pensamos em Entomologia são as coleções de insetos. Essas coleções com fins científicos são chamadas de entomológicas. Além disso, é válido dizer que não se trata apenas de ter um monte de insetos armazenados.
Existe toda uma ordem de procedimentos para que esses insetos possam ter valor entomológico. Os acervos das coleções entomológicas são ordenados e preservados, podem ser armazenados os espécimes inteiros ou apenas estruturas desses espécimes para posterior estudo.
A importância dessas coleções está no fato de haver um registro da existência de espécies no tempo e espaço. Também são repositórios dos espécimes-tipo, ou seja, permitem a correta identificação dos exemplares dessas espécies.
Esse trabalho de conservação dessas coleções é muito importante e não pode ser interrompida, pois se trata de uma fonte de consulta. Muitas dessas coleções funcionam como testemunhos da fauna de áreas protegidas ou mesmo de registro de espécies que estão desaparecendo.
As coleções entomológicas são a base de estudos e pesquisas em biodiversidade, evolução e sistemática dos insetos.