ufrpe.br FlexQuest

Classificação e características químicas dos pesticidas

Uma classificação interessante dos pesticidas utilizados atualmente é em relação a composição destes. Veja de forma bem resumida esta classificação

  • Botânicos: composição à base de nicotina, sabadina, piretrina e retenona.
  • Orgânicos de síntese: composição à base de Carbamatos (nitrogenados), clorados, fosforados e clorofosforados.
  • Inorgânicos: composição à base de Arsênio, Tálio, Bário, Nitrogênio, Fósfora, Cádmio, Ferro, Selênio, Chumbo, Mércurio, Zinco, Cobre, etc.

Vamos direcionar a nossa atenção para a classificação dos pesticidades orgânicos de síntese, que são bastante utlizados nos dias atuais. A grande questão em relação a classificação desses compostos é que muitos deles apresentam toxidade aguda e um ponto importante é que geralmente eles são são insoluveis em água e lipofílicos, ou seja, apresentam afinidade com gordura. O fato desses compostos geralmente não serem solúveis em água já nos trás algumas informações. Sendo a água um composto polar, podemos supor que se esses compostos geralmente não são soluvéis em água e possuem afinidade com gordura porque são moleculares apolares, ou não apresentam uma polaridade significativa. Mas porque essas moléculas são apolares ou apresentam baixa polaridade? 

Todas as ligações dos compostos orgânicos possuem caratér covalente, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença significativa de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolarO que ocorre é que entre os átomos das moléculas utilizadas nos pesticidas não há uma diferença de eletronegatividade significativa para criar polos nas moléculas ou criar momentos polares significativos, mesmo que os compostos orgânicos utilizados apresentem, por exemplo, átomos de Cloro (no caso dos organoclorados) ou Fósforo (no caso dos fosforados), que possuem alta eletronegatividade.

Um exemplo disto é o DDT (foto do composto na capa do minicaso) que faz parte do grupo dos pesticidas organoclorados. Este composto se tornou mundialmente conhecido por sua propriedade inseticida. Seu uso indiscriminado durante a Segunda Guerra Mundial teve justificativa no baixo valor monetário para adquiri-lo, era o mais barato inseticida da época. O DDT foi útil para eliminar insetos e combater as doenças emitidas por estes durante a guerra: Malária, Tifo e Febre amarela. O DDT foi muito eficaz nesse sentido, porém, ele foi banido em muitos países. Nos países em que ele ainda é permitido, o seu uso é controlado.

 

Fonte: <https://www.infoescola.com/agricultura/pesticidas/>

           <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/compostos-organoclorados.htm>

Best Nike Sneakers | adidas NMD R1 FX6794 FX6795 Release Date - nmd legion ink goat costume ideas for boys

Minicasos do caso: Porque devemos diminuir o uso de...