ufrpe.br FlexQuest

Por que a lagartixa consegue subir a parede?

Muita gente se pergunta como as lagartixas ficam "grudadas" na parede e algumas suspeitam que ela tenha um tipo de cola nas patas, mas não é bem isso o que acontece. Cientistas descobriram que essa habilidade de escalar paredes tem a ver com as forças de Van der Waals, que são forças intermoleculares denominadas assim em homenagem ao cientista Johannes Diederik van der Waals (1837-1923) que determinou as forças que se estabelecem entre as moléculas. 

Uma dessas forças, a de dipolo induzido, é a que se estabelece entre as patas da lagartixa e a superfície por onde ela anda. Essas forças são resultado do seguinte processo: isoladamente, essas moléculas não apresentam um dipolo, são apolares; mas, no momento em que se aproximam, as atrações ou repulsões eletrônicas entre seus elétrons e núcleos podem levar a uma deformação de suas nuvens eletrônicas, momentaneamente, originando polos positivos e negativos temporários.

Esse dipolo formado em uma molécula induz a formação do dipolo em outra molécula vizinha e, por isso, elas se atraem, mantendo-se grudadas ou unidas. Geralmente, essa força é fraca mas no caso da lagartixa é diferente pois em suas patas têm milhões de filamentos (cerdas) que se subdividem em milhares de estruturas com espessura de um décimo do diâmetro de um fio de cabelo, chamadas de espátulas. O fato de serem tão pequenas aumenta a área que fica em contato com a parede e multiplicado pelas milhares espátulas das patas da lagartixa, as forças de Van der Waals produzem suficiente atração para segurar o peso desse animal.

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/quimica/como-as-lagartixas-conseguem-subi...

Nike footwear | Michigan Reveals New Air Jordan 5 PE University Blue 555088-134 Release Date - SBD