Temperatura, superfície de contato e inibidores
- Temperatura:
Aumentar a temperatura geralmente acelera as reações químicas devido a um aumento na energia cinética das moléculas reagentes. Aumentar a temperatura aumenta a velocidade média das moléculas, fazendo com que elas colidam com mais frequência e com mais energia. Isso aumenta a probabilidade de uma colisão eficaz, onde as moléculas colidem com energia suficiente para quebrar as ligações químicas dos reagentes e formar os produtos.
2. Superfície de Contato:
Aumentar a área superficial dos reagentes sólidos pode aumentar a velocidade da reação, pois isso aumenta a exposição das partículas à superfície e, assim, a probabilidade de colisões entre as moléculas dos reagentes.
https://youtu.be/Uzct3vN4Zig?feature=shared
3. Inibidores:
Os inibidores são substâncias que reduzem a velocidade de uma reação química ou a impedem completamente. Eles são usados para controlar reações indesejadas, como a oxidação de metais ou a decomposição de alimentos. Existem dois tipos principais de inibidores: inibidores reversíveis e irreversíveis.
Inibidores Reversíveis: Esses inibidores se ligam temporariamente a uma enzima ou a um sítio ativo de uma molécula de reação, impedindo que outras moléculas se liguem e reajam. Eles podem ser removidos do sistema e, portanto, não afetam permanentemente a reação.
Inibidores Irreversíveis: Esses inibidores se ligam permanentemente a uma enzima ou a um sítio ativo de uma molécula de reação, impedindo que ela participe da reação. Eles não podem ser removidos do sistema e, portanto, afetam permanentemente a reação.
https://youtu.be/cyiOP1bgFCo?feature=shared