ufrpe.br FlexQuest

Quando e onde apareceram as manchas? Qual a origem do vazamento?

“Os primeiros sinais surgiram no dia 30 de agosto na Paraíba, as praias de Tambaba e Gramame, no município de Conde.

E as últimas manchas? No dia 19 de junho de 2020 em três praias de Alagoas e duas de Pernambuco. Segundo a Marinha, o material possivelmente estava sedimentado no fundo do mar ou em corais e com as fortes ondulações causadas por uma mudança brusca no regime de ventos esses fragmentos se desprenderam.

Qual é a origem do vazamento? Ainda é desconhecida. Um navio grego foi apontado como suspeito de ter causado o vazamento, porém, até agosto de 2020 não há provas concretas que apontem um culpado.”

A principal linha de investigação utiliza um estudo foi feito por pesquisadores do Instituto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo o estudo, o movimento das correntes marítimas da região indica que o ponto de origem do vazamento de petróleo teria ocorrido em uma região entre 600 km e 700 km da costa, entre os estados de Sergipe e Alagoas. Para determinar a região os pesquisadores utilizaram uma metodologia de modelagem reversa das correntes. Após um ano de trabalho, a Marinha encerrou as investigações militares sem encontrar os culpados. A Polícia Federal segue investigando o caso.”

 

Imagem por Pexels