Podemos comer os peixes dessa região?
"Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), encontraram óleo em aparelhos digestivos e respiratório de peixes e mariscos. O estudo analisou 38 animais recolhidos na Praia do Forte, Itacimirim e Guarajuba, todas praias no estado da Bahia. Todos apresentaram vestígios de óleo.
A pesquisa foi divulgada dia 24 de outubro pelo professor e pesquisador Francisco Kelmo, diretor do Instituto de Biologia (Ibio). Segundo o professor, o consumo de peixes e mariscos vindos das áreas afetadas deve ser evitado.
Entretanto, o secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior, afirmou em uma transmissão ao vivo em uma rede social que é possível consumir os pescados da região. Apesar da afirmação, o secretário não apresentou nenhum estudo que comprove a seguridade alimentar dos pescados.”
O que fazer se encontrar algum animal com óleo?
Caso encontre algum animal ferido ou em contato com o petróleo cru, a orientação do Ibama é ligar para a Polícia Ambiental no telefone 190. O animal não deve ser devolvido ao mar antes da avaliação de um veterinário ou biólogo."
Imagem por Pexels