ufrpe.br FlexQuest

Um pouco da história

A ovelha Dolly foi o primeiro clone de mamífero feito com sucesso a partir de uma célula somática adulta. Ela nasceu na Escócia em julho de 1996, há 25 anos, e morreu seis anos depois em decorrência de uma doença pulmonar. Dolly é considerada até hoje como um grande marco científico e abriu diversas portas para a ciência moderna.

Lygia da Veiga Pereira, professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências (IB) da USP, conta que o núcleo das células contém o genoma, “uma receita que a natureza vai seguir para transformar aquela célula num indivíduo”. A clonagem é feita a partir da transferência nuclear.

Os cientistas retiraram o núcleo de um óvulo e colocaram o núcleo de uma célula da ovelha a ser clonada no lugar. “A gente trocou as receitas daquele óvulo, então, quando ele começar a se desenvolver, vai executar a receita da ovelha doadora daquela célula”, explica. Esse organismo se transforma em um embrião e dá origem a um ser geneticamente idêntico ao doador.