Renda extra para as comunidades
Ao mesmo tempo em que construía os parques, a Renova estabelecia compromissos com as comunidades locais, com o respeito que uma obra de cunho sustentável exige. Em vez de comprar terrenos para a instalação dos aerogeradores, a empresa optou por fazer parcerias com os moradores e decidiu alugar parte das propriedades. Assim, não só os proprietários são mantidos em suas antigas casas como também aumentam consideravelmente as suas rendas, com o pagamento periódico dos arrendamentos.
Desde o início das obras do Alto do Sertão I, em 2010, a Renova realizou contratos de arrendamentos, gerando recursos extras para milhares de famílias. Uma delas é a do lavrador Jesulino Barbosa, que tem oito filhos já adultos e casados. “Fiz um negócio muito bom. Aluguei os fundos do sítio, mas o terreno e a casa ainda vão ficar para os netos”, orgulha-se. Com o pagamento da Renova, Barbosa melhorou a vida, passou a consumir e poupar mais. Conseguiu, inclusive, terminar de pagar a faculdade de medicina de um dos filhos, que hoje exerce a profissão em Guanambi.
Hoje, na região do Alto Sertão, que compreende os Complexos Eólicos Alto Sertão I, II e III, a Renova tem contrato de arrendamento com 546 proprietários. Todos eles tiveram suas vidas modificadas pelos ventos de uma vida melhor, garantindo o futuro de suas famílias.
Retirado de: Energia eólica promove desenvolvimento social em áreas carentes. 14/12/2015. http://aconteceunovale.com.br/portal/?p=74613