ufrpe.br FlexQuest

Levando em conta as questões de segurança e privacidade, em quais circunstâncias você acha válida a utilização do reconhecimento facial (RF)? Caso fosse contratado para inventar um sistema de RF, o que faria para garantir que sua tecnologia não falhasse?

Eu usuaria o maior banco de dados possível para inserir na IA. Depois faria vários testes com o banco de rostos até que os seus níveis de erro ao reconhecer um rosto fosse aceitável.

Utilizaria fortemente o conceito de big data, dessa forma, faria testes com nivelamento e comparação de pixels do rosto das pessoas até o aperfeiçoamento do RF tender a 0 de chances de erro.

É muito difícil pontuar quais circunstancias a validação da utilização do RF, pois ainda está tendo muita falha no sistema, que acaba prejudicando esses aspectos de privacidade e segurança. E caso me contratasse para inventar um sistema, primeiramente iria estudar bastante para ver qual sistema teria a chance de diminuir as falhas para assim realmente ser algo seguro e ter a privacidade.

Algoritmos que são desenvolvidos para o reconhecimento de face e a melhor técnica utilizada para o reconhecimento de face.O primeiro deles tem a função de “limpar” as imperfeições da imagem capturada e realçar alguns traços da face do indivíduo. Depois, entra em cena um segundo algoritmo, responsável por localizar o centro dos olhos e a ponta do nariz, características essenciais para o reconhecimento. A partir dessa identificação, outra técnica computacional extrai uma espécie de “assinatura” da pessoa, a qual permite que ela seja reconhecida. E as circunstâncias são diversas para a tal identificação.

Reconhecimento facial poderia ser usado para o acesso de apps, como bancos, redes sociais, ou até tarefas mais cotidianas, como o uso do reconhecimento substituir a biometria. Para que essa tecnologia não falhasse eu tentaria atrela-la ao algum outro método de reconhecimento, usando mais de uma característica física para se realizar o reconhecimento, bem como a criação de aparelhos com maior precisão.

Utilizaria para a localização de criminosos (segurança pública em geral) e de pessoas desaparecidas; para garantir que o sistema não falhe, seria usado banco de dados e um protocolo de rede neural a fim de melhorar a auto avaliação do RF.

Concordo com a opinião do Marcos Vinícius Teixeira Vieira. Me preocuparia em obter um maior banco de dados possível, e que registrasse os traços mais delicados de cada pessoa.

O reconhecimento facial é uma aplicação pratica e segura que vem se destacando nos últimos anos, essa tecnologia deve se estender a todos sites e aplicativos onde possui banco de dados pessoais! Para evitar possíveis falhas nessa nova tecnologia, vários testes devem ser realizados, afim de evitar falhas como acontecem em outros meios de segurança.

A utilização tem sino cada vez maior desse processo. Como profissional me preocuparia em coletar o maior banco de dados de cada colaborador, de forma fácil, simples e rápida, procurando os maiores traços de cada um, assim, a segurança iria ser mais eficiente no uso do procedimento.

Eu vejo o reconhecimento facial como uma excelente ferramenta a ser aplicada nas questões relacionadas a segurança, uma vez que a IA aplicada nesse processo o torna mais seguro e eficiente, esse sistema ja vem sendo utilizado em paises como a China e o resultado é bastante positivo. Como profissional contratado para inventar um sistema de RF sem falhas, eu iria garantir que a segurança do banco de dados coletados dos usuarios para o sistema fosse a prova de falhas, dessa forma o sistema estaria seguro de ataques e roubos de informação . Iniciaria um programa de testes com a ferramenta ate que a mesma estivesse confiavel e na sequencia implementaria a mesma.

Bem complexo dizer por conta de inúmeros fatores, mas a princípio a utilização do RF seria em locais onde o fluxo de pessoas é mais intenso, essa é uma das medidas que auxiliaria em se tratando de segurança. Mediante a proposta, certificava que os dados estivesse em um armazenamento mais preciso, garantindo assim um pouco mais de suporte.

Com o mundo cada vez mais tecnológico, estamos cada vez mais vigiados, se esconder de uma câmera hoje é praticamente impossível, o reconhecimento fácil deve ser usado em qualquer situação em que se procura uma pessoa, sendo ela desaparecida ou algum criminoso. Para garantir que o sistema fosse segundo, buscaria um banco de dados junto com a secretaria de segurança pública e a receita federal, para ter acesso a todos os dados e fotos dos invididuos, além de fazer com que o programa indentificasse os indivíduos pelas câmeras e irem atualizando o banco de fotos, a fim de indentificar se uma pessoa estiver diferente, deveria ser uma ação conjunta ao governo do país

O sistema de reconhecimento facial pode ser empregados em vários setores, mas seu uso para promover a segurança da população e a ordem em cidades, onde possibilitaria o reconhecimento rápido e dinâmico de criminosos e infratores da lei. Agilizando o processamento e diminuído recursos públicos voltados a captura e rastreamento mais preciso. Para não ocorre falhas deve possuir o banco de dados capaz de ser filtrando de acordo com a pessoas, traços pessoas que podem ser destacado, com o uso de big data e câmeras de alta resolução na capturas e processamentos rápido tornaria o sistema próximo a 0 erros

Na minha opinião o sistema de RF deve sim ser inserido em ocasiões privativas como acesso aos bancos tanto físicos quanto digitais, dentre outras situações como viagens para o exterior e etc. Porém, deve ser implementado de fácil acesso para todas as pessoas. Para que o sistema venha a funcionar corretamente, deve ser feito fases de teste com várias pessoas de diferentes formatos e o banco de dados deve recolher informações importantes como íris e pontos nodais.

Para mim o reconhecimento facial (RF) pode ser usado em situações onde se tem uma grade fluxo de pessoas e não se quer para todo mundo para que haja a verificação. Seria adotar um sistema de realimentação de dados e uma I.A para fazer comparação do rosto com o banco de dados.

Acredito que o RF pode ser utilizado onde houver consentimento dos indivíduos sobre, como em um condomínio para a identificação dos moradores e personalizar a experiência de uso, por exemplo. É praticamente impossível impedir que esse tipo de tecnologia não falhe. Porém, garantindo uma alta qualidade de imagem e poder suficiente de processamento, a utilização de algoritmos de alta fidelidade, e buscar armazenar a maior quantidade de dados possíveis. Por exemplo, com um banco de dados contendo dados faciais todos os cidadãos de uma cidade, seria possível uma identificação suficientemente fiel de identidade por meio da imagem do rosto, sendo mais fácil de se identificar diferenças em rostos mais parecidos. Também seria interessante a utilização de métodos para ter certeza de que a pessoa identificada não seja, por exemplo, um boneco, exigindo do usuário uma ação ou mudanças na expressão facial.

A utilização do reconhecimento facil é válida para auxiliar na segurança de edifícios, propriedades e no trânsito, podendo auxiliar no combate a crimes e até mesmo evitá-los através do monitoramento. Caso eu fosse responsável por inventar um sistema de RF, utilizaria banco de dados fornecidos por redes sociais uma vez que o usuário permitisse o acesso ao criar a conta na mesma. Além disso, utilizaria um sistema de segurança rigoroso para que não ocorram invasões de hackers que procuram obter acesso a esse sensível banco de dados, afinal estaria lidando com a identidade de pessoas e que, caso essas informações caiam em mãos erradas, podem comprometê-las severamente.

Acredito que é válida a utilização do RF em casos que exijam a segurança da sociedade. Para que essa tecnologia não falhasse, investiria em dois pontos: (1) No investimento em banco de dados para que seja possível aprimorar os mecanismos de RF; (2) No investimento em Segurança da Informação.

A tecnologia de reconhecimento facial seria bastante útil para a área da segurança, já que, através de um banco de dados e inteligência artificial, criminosos seriam reconhecidos facilmente por câmeras de vigilância. Para um bom sistema de reconhecimento facial, ou seja, que apresente o mínimo de falhas possíveis, deve-se investir em um bom produto de IA e banco de dados para que esse IA estude e se aprimore.

Seria válida a utilização em momentos presenciais assim evitando fraude. Para que não falhasse colocaria em conjunto um leitor de íris já que como as digitais as íris são formadas por padrões únicos.

O sistema de reconhecimento facil é uma tecnologia na qual pode ser utilizada em diversos locais, a principal delas é na busca de criminosos, que por meio das cameras de segurança de transito, de caixas eletronicos é armazenado em um banco de dados no qual é feito a busca, pode ser tb aplicada no setor privado, mas apenas em lugares que necessitam um alto nivel de segurança pois esse sistema é caro. Se fosse responsavel pela criação desse sistema, faria uma detecçao do rosto em 180° graus, assim obtendo o maximo de informações possivel, pegando os bits de dados relevantes e ignorando o que não for necessário.

O uso de reconhecimento facial deveria ser aplicado diretamente para reconhecimento de criminosos, ou para substituição de senhas, por exemplo, hoje em dia muitos celulares utilizam esse sistema. utilizaria um sistema de triangulamento ósseo tridimensional, pois isso captaria a estrutura óssea do rosto da pessoa, e mesmo com ela usando acessórios ou barba, ainda sim seria reconhecida.

Na minha opinião esta tecnologia poderia ser usada no setor de segurança, realizava instalações de câmaras pelas cidades, e com isto através do banco de dados conseguia identificar bandidos.

O Rf é um sistema que veem sendo utilizado bastante ultimamente, primeiramente nos celulares, depois em bancos eletrônicos etc, é uma ótima forma de segurança, mas para ela funcionar precisa conter um enorme banco de dados para identificar cada pessoa, e uma I.A para diferenciar as pessoas que tentarem burlar esses sistema.

O Rf é um sistema que veem sendo utilizado bastante ultimamente, primeiramente nos celulares, depois em bancos eletrônicos etc, é uma ótima forma de segurança, mas para ela funcionar precisa conter um enorme banco de dados para identificar cada pessoa, e uma I.A para diferenciar as pessoas que tentarem burlar esses sistema.

O RF poderia ser bem aproveitado em aeroportos para identificação de criminosos, localização de pessoas desaparecidas, verificação de entrada de pessoas em condomínios, entre outras. A tecnologia de RF é muito longe de ser imune de falhas, no entanto, para que a verificação possa ser feita de forma mais precisa é necessário ajuste dos algoritmos para que eles consigam identificar os rostos em situações menos controladas. Já se sabe que o sistema funciona bem em estúdios e ambientes controlados, mas o próximo passo é adaptar o sistema para situações reais, pessoas caminhando, utilizando óculos ou algo do tipo.

.

O reconhecimento facial (RF) poderia ser usado como “chave de acesso” em aplicativos ou celulares, por exemplo. Para garantir que o RF funcione de forma mais precisa, faria uso de um banco de dados grande, além do uso de técnicas de Deep Learning e Machine Learning para treinar a inteligência artificial que fará o reconhecimento.

Eu acho válido o uso do RF em locais de grandes fluxo de pessoas e que deem acesso a entrada ou saída do pais onde criminosos ou pessoas desaparecidas possam ser encontradas. O aperfeiçoamento de qualquer sistema é sempre constante e deve-se ter um banco de dados muito grande para comparação além de equipamentos de alta definição e um processador super potente, pois a velocidade de processamento influencia na eficiência do RF.

Imagino que as lojas e empresas seriam as maiores beneficiadas disso. Com um serviço instalado de maneira correta, supermercados, shoppings etc e similares, poderiam identificar as pessoas e criar um perfil para cada cliente, permitindo uma personalização altamente eficiente de cada oferta para cada tipo de consumidor. Seria basicamente algo semelhante ao que já acontece com as redes sociais, como Instagram e Facebook. A personalização de ofertas é uma realidade e está sendo altamente explorada em vários setores online, porém, presencialmente, ainda é limitado porque a forma de identificação do usuário ainda é desgastante por depender de informações pessoais, como o CPF, que muitas vezes não são fornecidos pelo usuário.

A RF seria interessante em sistemas que envolvam provas de vida para instituições financeiras, quando as pessoas não podem se deslocar até o local. Mecanismos como movimentação dos olhos e boca podem ser utilizados para evitar fraudes/falhas no sistema.

A utilização do RF seria melhor posto nos locais mais perigosos ou com um elevado índice de pessoas. Para garantir o mal funcionamento da tecnologia, usaria o maior banco de dados possível para inserir na IA e o investimento de mais câmeras para melhorar a identificação e as margens de erros tende-se a zero.

eu utilizaria uma banco de dados com uma grande capacidade para que eu consiga inserir uma maior quantidade de faces para que o meu sistema de RF seja um sistema bem preciso.

A RF é uma ferramenta que pode contribuir e muito para facilitar a rotina das pessoas, pode ser utilizada em diversas aplicações e em lugares, como alternativa, por exemplo, em uma determinada atividade que exige maior segurança, como nos casos de cofres de bancos ou até mesmo em dados em que apenas uma pessoa específica é encarregado a vistoria de determinada tarefa. Para o uso dessa tecnologia, em caso de falhas do sistema, poderia ser proposto cadastrar um banco de dados na IA, em que caso não fosse reconhecido, acionaria outro dado já cadastrado.

A RF é uma ferramenta que pode contribuir e muito para facilitar a rotina das pessoas, pode ser utilizada em diversas aplicações e em lugares, como alternativa, por exemplo, em uma determinada atividade que exige maior segurança, como nos casos de cofres de bancos ou até mesmo em dados em que apenas uma pessoa específica é encarregado a vistoria de determinada tarefa. Para o uso dessa tecnologia, em caso de falhas do sistema, poderia ser proposto cadastrar um banco de dados na IA, em que caso não fosse reconhecido, acionaria outro dado já cadastrado.

O sistema de reconhecimento facial hoje está amplamente difundidos nos aparelhos de telefone, caixa eletrônicos, porteiros eletrõnicos entre outros, acho uma tecnologia muito interessante porém ainda susceptível a falhas, para isso seria necessário a aplicação de sensores nesses aparelhos com alto nível de reconhecimento o que reduziria bastante a chances de erros, além da elaboração de algoritmos os quais seriam responsáveis por fazer as analises e comparações das diversas partes do rosto visando diminuir as chances de fraudes.

Acho a utilização do reconhecimento facial válido como forma de substituição de senhas, cartões e biometrias, uma vez que isso facilitará as pessoas de realizar compras e transferências bancárias. Um sistema robusto com alto poder de processamento, algoritmo adequado e captação de imagens em alta resolução irão garantir a mínima chance de erro.

O reconhecimento facial e uma técnica muito invocadora tendo com base que cada pessoa tem padrão característicos diferentes, sabemos que o retrato falado de cada um e diferente com isso teremos segurança maior e uma eficiência inovadora usado um sistemas de analisar de imagens que pode diferenciar uma face pela outra tendo uma eficiência muito simples e inovadora

Usaria, principalmente, em pedágios e em compras de passagens, como de avião, ônibus, etc, pois, nesses lugares existe um grande fluxo de pessoas, e com isso, seria muito fácil achar uma pessoa que está sendo procurada, tanto em desaparecimentos quanto pela policia. Para isso tudo ser bem seguro e eficaz, usaria principalmente o reconhecimento de íris.

Usaria, principalmente, em pedágios e em compras de passagens, como de avião, ônibus, etc, pois, nesses lugares existe um grande fluxo de pessoas, e com isso, seria muito fácil achar uma pessoa que está sendo procurada, tanto em desaparecimentos quanto pela policia. Para isso tudo ser bem seguro e eficaz, usaria principalmente o reconhecimento de íris.

RF , é uma ferramenta tecnológica que pode facilitar diversos casos no cotidiano . Seria valido a implantação da RF em tarefas básicas , como reconhecimento em pontos de ônibus , fiscalizando o uso de cartões de terceiros , com a policia com a finalidade de combater o crime . Um sistema onde choque informações do cidadão reconhecido no sistema RF , ex : lugares onde tal pessoa foi visto nas ultimas 48h .

Eu acho que seria válida a sua utilização somente para a identificação de criminosos e para busca de pessoas desaparecidas, porém, isso só aconteceria se as pessoas deixarem de lado a privacidade que têm, já que elas estariam sendo observadas a todo momento. Caso eu fosse contratado para inventar esse sistema, iria priorizar a sua segurança, para evitar qualquer tipo de ataque ao banco de dados, além disso, teria uma equipe de funcionários em quem confiasse, para administrar esses dados e o próprio programa, evitando que isso caia em mãos erras, pois, caso acontecesse geraria um grande problema sem precedentes.

Como muitos falaram,é viável que seja utilizado o a maior quantidade de dados possíveis,onde iria conseguir armazenar o maior numero de faces,senhas etc

O reconhecimento facial é uma tecnologia que tem como objetivo a praticidade. O acesso a bancos, sites e diversas outras áreas através do reconhecimento facial permite um dinamismo enorme. A formulação de algoritmos e o uso de um banco de dados é essencial para se obter uma conclusão empírica dessa tecnologia e dessa forma corrigir os erros que vão existir para aperfeiçoar o sistema de reconhecimento facial.

Buscaria o maior número de detalhes e características possíveis para que tornasse o sistema confiável e seguro.

O reconhecimento é de fato uma tecnologia inovadora, mas que ainda precisa ser muito estudada. Nos sistemas já implementados como por exemplo em celulares, erros já foram registrados principalmente na China onde a população tem uma aparência facial muito parecida. Eu acho muito válido o uso do sistema de RF em agências bancárias para ter um controle do tráfego de pessoa e aumentar a segurança da agência em si e de seus usuários. Caso eu fosse contratado para desenvolver um sistema RF, eu a princípio, buscaria os motivos que ocasionaram a maioria das falhas desse sistema. Caso os motivos sejam os sensores (projetores IR, sensor de profundidade, câmera etc) eu tentaria adicionar ou mudar a forma em que o mesmo faz a leitura. Caso fosse um erro no algoritmo, eu tentaria adicionar uma variável que fizesse a atualização do rosto salvo toda vez que o mesmo fosse lido/autenticado pelo sensor, assim eu sempre teria um cadastro facial atualizado e seguro o que diminuiria as chances de erro. Adicionaria também além do reconhecimento fácil um gesto com os olhos que ficaria a critério do usuário e assim serviria como uma barreira a mais de proteção, como por exemplo em uma transação bancária.

Acredito que o RF seja de extrema importância em situações em que são necessária a utilização de senhas, como por exemplo em um banco. E para que seja viável a utilização, buscaria um método capaz de captar o máximo de detalhes possível, visto que outros podem tentar burlar o sistema.

O reconhecimento facial poderia ser usado como chave de acesso de vários aplicativos, como redes sociais e bancos, poderia ser usado na área de segurança também, sendo colocado em câmeras para identificar bandidos. Para garantir que o reconhecimento facial não falhe, eu faria o uso de dados grandes, utilizaria técnicas para treinar a inteligência artificial que fará o reconhecimento de forma precisa e realizaria vários testes.

O Reconhecimento Facial serve para da acesso ou não a pessoas em um determinado ambiente e isso facilita a rotina de grande centros comerciais, industriais e condomínios, sem contar que o sistema de RF pode ser chave de acesso de aplicativos e de celulares. Como garantia ante falha, investiria em uma programação de combinação de dados de um para um e de um principalmente em uma mesma etnia.

Acredito que o reconhecimento facial vem se tornando, cada vez mais, algo cotidiano. Entretanto, ainda não é um protocolo de segurança de nível realmente alto e imbatível. Possíveis usos que eu daria para o RF seriam: sistema de "ponto", onde um funcionário poderia utilizar o RF como prova de estar em seu ambiente de trabalho. Em celulares ou computadores, para garantir acesso a conteúdos menos restritos. E outras atividades que não exijam um sistema infalível. Isso porquê o RF ainda não é o melhor que poderia ser. Uma maneira de melhorar a sua segurança e confiabilidade, seria investir no desenvolvimento de melhores algoritmos e softwares e também de hardwares eficazes.