ufrpe.br FlexQuest

Como a utilização dos sistemas Smart Grids e a participação colaborativa de pessoas com pequenas centrais de distribuição pode contribuir para formação do cidadão na questão da preservação do Meio Ambiente e nos âmbitos moral, ético e intelectual?

Quando se fala de eficiencia energética uma questão que entra em pauta é a produção e geração de energia. Quando o smartgrid é atrelado ao sistema há um aumento considerável de eficiencia sendo assim diminui a necessidade de produção de energia e também dimui o consumo evitando danos ao meio ambientel.

Em todos âmbitos citados, a linha de pensamento da Smart Grid tem a somar, tendo em vista que esse conceito traz uma melhor eficiência, confiabilidade no sistema e maior eficiência de transmissões e geração de energia elétrica, diminuindo ao máximo o impacto com meio ambiente e desperdício de recursos, tornando assim o cidadão envolvido com a operação mais consciente dos seus atos.

o smart grid tem como principal objetivo melhorar o consumo energético, o que também inclui o aproveitamento de fontes renováveis (energia eólica e solar) e economia tanto para consumidores quanto para as concessionárias de fornecimento. A sua utilização engloba vários fatores: como eficiência comercial e energética, segurança operacional e sistêmica, aumento da confiabilidade do sistema elétrico e também a sustentabilidade econômica e ambiental.

O conceito de smart grid consiste na implantação de medidores inteligentes que evitam fraudes e permitem que as duas pontas – concessionárias e consumidores – tenham mais autonomia para administrar sua oferta/consumo e informações em tempo real. O fato é que esse sistema veio para melhora e revolucionar nossa vida e trazer mais benefícios ao meio ambiente.

Smart Grid é um termo que se refere a rede elétrica inteligente, um sistema que utiliza da tecnologia da informação para fazer com que o sistema seja mais eficiente, confiável e sustentável.

A aplicação da smart grid e importante visto está diretamente atrelada a questões das pequenas centrais de energia e isso pode estar ligado ao meio ambiente de forma que quando um centro gerador é conectado, uma região remota no meio ambiente deixa de ser usada para gerar essa mesma energia e isso favorece não só a preservação, já que o local da própria casa está sendo usado mas diminui o desmatamento de novas regiões. Este conceito faz com que o cidadão possa contribuir de forma sustentável ao ecossistema.

Sim. à partir do momento em que o próprio consumidor passa a produzir a energia para o seu consumo, sua consciência ecológica e econômica é ativada. Vejo isto como uma ação imediata, pois ele passa a perceber e entender como todo o processo de geração funciona, os recursos naturais necessários e o custo para que tudo isto ocorra.

O sistema smart grid possui um elevado grau tecnológico, conseguindo responder a várias demandas da sociedade moderna, tanto no que se refere às necessidades energéticas, quanto em relação ao desenvolvimento sustentável. Assim proporcionando um conjunto variado e abrangente de benefícios para consumidores, concessionárias de energia e para o próprio sistema elétrico como um todo.

Sim. Pois ele é muito eficiente, ajuda o consumidor ou qualquer tipo de consumo de energia a acompanhar de perto sem precisar aguardar por muito tempo, essa tecnologia é bastante avançada e tem o objetivo de auxiliar a vida do cidadão em seu consumo de energia e a controlar esse tipo de consumo.

A descentralização da produção de energia é uma forma de aumentar o desempenho da rede elétrica através de economias na produção e na operação, aumento da estabilidade da rede e redução da poluição. Como os consumidores gerando parte de sua energia em suas residencias com sistemas de geração de energia renovavel, diminuiremos a geração de energia pela fontes não renovaveis, dimunindo assim o impacto ambiental causado . Essa concientização de produção de energia limpa e de consumo conciente, redução dos furtos de energia atraves dos sistemas de distribuição(gatos eletricos), influenciaria na criação de uma sociedade melhor.

O Smart Grids faz parte das evoluções extremamente necessária não só para os dias de hoje mas também em questões futuras, ao adotar esse sistema em residências e em outros setores possibilita a diminuição de impactos gerados por ser uma fonte renovável, onde esta possui uma tecnologia monitorada através dos seus dispositivos, oferecendo assim maior controle de gastos e novas possibilidades de consumo energético.

Com o desenvolvimento industrial cada vez maior a demanda energética vem aumentando muito, que caso não seja atendida, poderá ocasionar um colapso. A maior fonte de energia elétrica é por hidrelétrica, porém fica refém do regime de chuvas, outras fontes proveniente da queima de combustíveis fósseis ocasiona uma poluição muito grande, a forma mas sustentável seria através da energia solar e eólica, porém com o aumento da demanda, ocasionaria um impacto muito grande com a abertura de nova áreas, uma solução sustentável e viável seria a criação de uma central produtora em cada casa, além de conseguir suprir a necessidade da casa, poderia ofertar energia na rede elétrica, diminuindo as pressões nas usinas produtoras

Com a geração elétrica cada vez mais próximo dos centros consumidores, o smarte grids se torna necessário, não só na atualidade mas no futuro, restabelecendo um desenvolvimento sustentável e mantendo uma monitoramento constante de seu consumo energético.

Com a implementação desse novo sistema, mesmo que seja de alto investimento, ele possibilitará maior controle de gastos, uma conexão maior dos diversos tipos de fontes e redes de transmissão como por exemplo eólica e solar, uma vez que não utilizando a usinas elétricas os impactos ambientais diminuirão.

Com o Smart Grids as pessoas poderiam ter maior conhecimento sobre sistemas de distribuição e transmissão de energia elétrica da sua região, com esse conhecimento em mãos as pessoas teriam mais noção do trabalho das empresas que fornecem energia, suas atitudes em prol da preservação do meio ambiente.

A geração distribuída permite que os usuários contribuam com a produção de energia. Infelizmente, o usuário não possui tanta flexibilidade nos métodos de geração de energia, o que implica com que essa geração possua limitações de horários e também varia de acordo com as estações. Por outro lado, isso permite incentivos à produção de energia "limpa" e também desperta a curiosidade da população acerca da energia sustentável. A produção de energia por parte dos usuários, por mais que seja limitada, pode colaborar com a sobrecarga das redes de distribuição e transmissão - uma vez que a energia será consumida próxima ao local onde foi produzida - e também reduzir a necessidade de utilização de combustíveis fósseis para a produção de energia em parte do tempo, uma vez que os usuários podem aliviar o sistema de geração de energia enquanto as unidades de geração distribuída estão em pleno funcionamento.

Smartgrid é capaz de ajudar tanto as empresas de produção elétrica quanto os consumidores, uma vez que é implantada uma dessas redes é possível ter o gerenciamento do consumo, fazendo com que as pessoas se conscientizem sobre o seu uso da energia, podendo mudar seus hábitos para diminuir os gastos. Além disso, a implantação de algum método de produção de energia alternativa faz com que a mesma possas suprir suas necessidades e até mesmo em casos de produção excedente é possível vendê-la, gerando uma integração entre consumidor e produtora. A partir desses pontos, é notável que a produção de energia "limpa" faz com que a população comece a pesquisar sobre esses métodos e acabe investindo na área, auxiliando o meio ambiente e os recursos provenientes dela.

Na medida em que o cidadão passa a integrar parte do processo de geração de energia, ele começa a entender os mecanismos envolvidos nesse processo e se conscientiza da necessidade de se preservar o meio ambiente, pois, compreende a dificuldade existente para se ter o conforto proporcionado pela energia. Como ele começa a conhecer esse processo, suas atitudes morais e éticas se fortalecem, pois, ele compreende toda uma questão social. Com conhecimento dessa tecnologia, seu desenvolvimento intelectual pode se potencializar.

O smart grid vem com um conceito de adaptação e flexibilidade do consumo e geração de energia, o que faz com que o consumidor se sinta mais a vontade para regular seus gastos, contribuindo com o meio ambiente e com a economia.

Smart grid ou rede inteligente é capaz de mostrar detalhadamente todo seu consumo de energia, mostrando até mesmo a quantidade de emissão de Co2 emitida na atmosfera apartir do seu consumo, podendo assim concientizar os proprietarios de que há maneiras mais ecologicas de se produzir energia, como a energia solar que vem crescendo no Brasil e em todo o mundo.

O smart grid tem como principal objetivo utilizar a tecnologia da informação para que a energia produzida seja eficiente e sustentável, assim ela se enquadra nos critérios acima.

A utilização de sistemas como o smart grid, pode ajudar bastante em relação a preservação ambiental, tendo em vista que com a utilização dessa ferramenta, consegue-se aumentar em muito a taxa de eficiência energética, fazendo assim produzir mais, e com mais facilidade, ocasionando e impulsionando pessoas a querer investir em centrais de geração de energia limpa independente.

As Smart Grids estão relacionadas a diversificação da matriz energética adicionando fontes de energia renovável e trazendo a produção da energia para perto do consumidor final. Dessa forma, a pessoa comum se familiariza com o ato de produção, educando-o em relação ao desenvolvimento da produção e os impactos ambientais que envolvem esse processo.

As Smart Grids estão relacionadas a diversificação da matriz energética adicionando fontes de energia renovável e trazendo a produção da energia para perto do consumidor final. Dessa forma, a pessoa comum se familiariza com o ato de produção, educando-o em relação ao desenvolvimento da produção e os impactos ambientais que envolvem esse processo.

Smart grid refere os sistema de rede eléctrica inteligente, vem crescendo cada vez mais e vai ser uma grande inovação para o futuro . Ele tem a capacidade de conectar unidades descentralizadas de geração grandes e pequenas com os consumidores para formar uma estrutura ampla, e com isto eles consegue controlar a geração de energia e evitam sobrecarga da rede.

Este é um sistema que agrega tanto na parte de geração quanto na de utilização de energia elétrica limpa, é um sistema flexível para o consumidor que permite que ele controle os seus gastos e como consequência, reduz os danos ao meio ambiente.

Os smart grids são meios mais eficientes para uso das redes elétricas em geral pois além da transmissão de eletricidade há também a transmissão de dados tornando a rede "inteligente", também aproxima a geração do usuário. O fato de uma pessoa poder produzir aquilo que consome já se tem uma característica de uso consciente, evitando o consumo que seria gasto com redes de transmissão de grandes distâncias.

Com a utilização cada vez maior de equipamentos elétricos, como carros, o consumo de eletricidade tende somente aumentar com o passar do tempo. Contudo, em uma cidade grande, o consumo tende a ser desigual, com focos em regiões de escritórios e mercados durante o dia e nas regiões de casas, durante à noite. O smart grid tende a beneficiar exatamente essa situação. Com informações em tempo real do consumo de energia elétrica, a concessionária consegue priorizar a corrente de acordo com o local e horário que mais precisam dela. Além disso, ela também promete trazer uma rede mais estável, já que é capaz de direcionar várias alternativas para eletrificar determinada região caso falte energia em um ponto.

Com a utilização cada vez maior de equipamentos elétricos, como carros, o consumo de eletricidade tende somente aumentar com o passar do tempo. Contudo, em uma cidade grande, o consumo tende a ser desigual, com focos em regiões de escritórios e mercados durante o dia e nas regiões de casas, durante à noite. O smart grid tende a beneficiar exatamente essa situação. Com informações em tempo real do consumo de energia elétrica, a concessionária consegue priorizar a corrente de acordo com o local e horário que mais precisam dela. Além disso, ela também promete trazer uma rede mais estável, já que é capaz de direcionar várias alternativas para eletrificar determinada região caso falte energia em um ponto.

a Smart Grid tem como objetivo ser o meio mais eficiente e ecológico para a transmissão e consumo de energia elétrica, sendo um sistema inteligente, que visa sempre a inovação para o futuro.

Sabendo que a sua geração será utilizada para fortalecer um sistema maior, ao estarem em suas casas, as pessoas podem reduzir o consumo de energia para que as fontes tradicionais, como hidrelétricas, termoelétricas, eólica, solar, etc, possam ser poupadas, evitando maiores impactos negativos a todo o ciclo. A longo prazo, com pessoas mais engajadas nessa proposta, isso poderá criar cidadãos mais conscientes, não somente, no fator ambiental, mas também, em áreas que os tornem melhores como seres humanos.

O smart grid tem como principal objetivo utilizar a tecnologia da informação para que a energia produzida seja eficiente e sustentável. Vem com um conceito de adaptação e flexibilidade do consumo e geração de energia, o que faz com que o consumidor se sinta mais à vontade para regular seus gastos, contribuindo com o meio ambiente e com a economia.

O Smart Grid veio para revolucionar o setor de energia elétrica, procura propor uma maior eficiência, buscando o maior controle do fluxo de energia, tornando o sistema cada vez mais sustentável. Pode ter a maior integração as fontes alternativas de energia, como no caso da energia eólica, solar, etc. , conseguindo o aproveitamento máximo de energia, fazendo com que o cidadão tenha a consciência de que ao aderir ao projeto do Smart Grid, pode estar contribuindo com o bem estar do meio ambiente.

A proximidade entre a produção e o consumidor faz com que este tenha uma relação com o processo e crie uma consciência quanto à eficiência energética, à energia limpa e suas vantagens, além de gerar, por consequência, um senso de bem comum.

O Smart Grid tem o objectivo de ser o meio mais eficiente e eficaz da energia tendo uma tecnologia da informação para o sistema eléctrico esse sistema veio para melhora revolucionar da nossa vida e trazer mais benefícios ao meio ambiente evitando o desgaste do nosso sistema com a redução de custos e reduzindo a emissão de gás carbono.

Nos sistemas Smart Grids os consumidores geram parte da energia que utiliza em sua casa a partir de painéis fotovoltaicos instalados em sua própria residência, se tornando, assim, um micro gerador de energia limpa. Isso permite que as concessionárias deixem ou diminuam a utilização de fontes de geração de energia não renováveis, bem como diminuam os parques de geração de energia eólica e/ou solar reduzindo os danos causados ao meio ambiente e inserindo os consumidores na geração de sua própria energia, trazendo-lhes um desenvolvimento ético, moral e intelectual.

Pois os smart grids tem como objetivo, achar um meio de energia mais eficiente e limpa, aonde o meio ambiente não seja muito afetado, como em construções de hidroelétricas, aonde alguns povoados tinha que se mudar para a construção da barragem, e muitas desses povoados eram tribos indígenas que acreditavam que aonde eles residiam era sagrado, mas eles eram forçados a deixar o local. Também tem o fato desse tipo de energia ser meio que autoexplicativa e ira fazer com que as pessoas as entendam melhor.

As Smart Grids estão revolucionando o setor de energia elétrica , dando foco a uma energia eficiente e limpa , Dando inicio a escassez da energia não renováveis , reduzindo os danos causados na natureza . Além da facilidade de manuseou , implantando em residências urbanas , diminuindo o gasto com energia .

Com o uso do sistema Smart Grids, a geração de energia se tonar muito mais eficiente, ocorre pouco desperdício e é feita de forma ecológica, com as energias renováveis, isso graças ao sistema de tecnologia que ele possui, o que ainda possibilita que as pessoas administram essa energia, tendo consciência de quanto produz, quanto usa e saber que está sim colaborando com o meio ambiente, pois o próprio sistema de Smart Grids está o ajudando.

Podemos notar que vem crescendo a cada dia que passa ,pois nesse setor de energia elétrica ,vem melhorando de uma forma geral,custos,manutenção e os danos ao meio ambiente.

O termo Smart Grid refere-se a um sistema de energia elétrica que se utiliza da tecnologia da informação para fazer com que o sistema seja mais eficiente, confiável e sustentável. A partir dessas informações se obtém respostas de como utilizar a energia de forma eficiente com um custo menor, de forma a não prejudicar o meio ambiente, bem como irá contribuir na formação de um cidadão ético de maneira a ajudar a preservar o planeta que habita.

A descentralização da produção de energia é uma forma de aumentar o desempenho da rede elétrica através de economias na produção e na operação, aumento da estabilidade da rede e redução da poluição. Como os consumidores gerando parte de sua energia em suas residências com sistemas de geração de energia renovável, diminuiremos a geração de energia pela fontes não renováveis, diminuindo assim o impacto ambiental causado .

As Smart Grids, ou redes inteligentes, são sistemas de distribuição e transmissão de energia elétrica que utilizam recursos digitais e da Tecnologia da Informação, sendo assim o sistema opera de forma mais eficiente, devido ter o maior controle do fluxo de energia e, consequentemente, passa a ser mais sustentável, nesses sistemas são implantados medidores inteligentes os quais permite tanto ao cliente quanto a concessionaria ter acesso em tempo real ao consumo da residência alguma falha na rede, o que facilita a solução do problema devido ter a possibilidade de acionar mecanismos para evitar a interrupção do serviço, e evita desperdícios no processo de transmissão da energia eletrica, além disso isso permite a junção de outras tipos de geração ao sistema eletrico como a energia solar fotovoltaica através dos medidores bidirecionais, alem disso as redes inteligentes ajudam as concessionárias a mapear as características de consumo dos clientes, facilitando o planejamento do sistema.

pode contribuir sim, pois, as redes inteligentes, se trata de um sistemas de distribuição e transmissão de energia elétrica que utilizam recursos digitais e da Tecnologia da Informação. Por meio delas, o sistema opera de forma mais eficiente, com maior controle do fluxo de energia e, consequentemente, passa a ser mais sustentável.

Smart Grid é um termo que se refere a rede elétrica inteligente, sendo assim possui um elevado grau tecnológico, e por isso pode contribuir sim, pois a geração de energia se tonar muito mais eficiente, é feita de forma ecológica, com as energias renováveis e com isso ocorre pouco desperdício.

Smart Grid, são sistemas de distribuição de energia elétrica que utilizam recursos digitais e da tecnologia da informação. Tendo um maior controle de fluxo de energia, passando ser muito mais sustentável.

Através dos Smart Grids, é possível fazer uma gestão mais eficiente. Com isso, conseguimos reduzir os desperdícios energéticos. Desse modo é possível economizar dinheiro, tempo e principalmente recursos naturais.

Smart Grid é sistema de distribuição e transmissão de energia inteligente, que opera de forma eficiente tendo maior controle do fluxo de energia, consumo, detecta falhas na rede e aciona mecanismos para evitar interrupções dos serviços. Tendo todo esse controle, o sistema Smart Grid contribui para a preservação do meio ambiente pois através desses dados coletados de cada usuário individualmente e em tempo real o sistema se “auto configura” para fornecer mais ou menos energia para a rede evitando assim o desperdiço e geração exagerada da mesma.

Sim, desde que integre a geração de energia os mecanismos do processo economia, utilizando-a de maneira limpa e ecologicamente correto.

O sistema Smart Grids permite que os sistemas operem de forma mais eficiente, confiável e sustentável. Se até uma tecnologia é capaz de fazer isso, cabe ao individuo contribuir para que essa tecnologia seja mais eficiente, se policiando para evitar um consumo desnecessário, contribuindo assim para o meio ambiente e para a sociedade.