Produzindo e (Re)aproveitando

A indústria 4.0 estimulará a produção cada vez maior de componentes eletrônicos que devem integrar produtos, equipamentos, vestimentas e tudo o mais que pudermos imaginar. Há até pessoas com chips embutidos nos pulsos, que servem tanto de rastreadores quanto como sensores eletrônicos para abrir portas ou executar outras tarefas. Estima-se que existirá milhares de computadores (grande parte do tamanho de grãos ou chips) numa escala de produção de 25 bilhões ao ano, sendo que nos próximos anos deveremos ter cerca de mil computadores para cada pessoa no planeta5.

A transformação digital, embora pareça mais “limpa” que as tecnologias antecessoras, gerará um legado ainda mais nocivo e difícil de ser controlado se não trabalhado com sabedoria. Assim, a economia circular surge como uma alternativa atraente para redefinir a noção de desenvolvimento com foco em benefícios para toda a sociedade, envolvendo o pensamento “lean” ao eliminar ou reduzir a geração de desperdícios (resíduos) na atividade econômica. Um caso típico nesse sentido é o uso do modelo circular de transição energética para fontes renováveis, que permite a construção de capital econômico, natural e social, mantendo produtos e materiais em ciclos de uso e regenerando os sistemas naturais.

A associação da Indústria 4.0 à economia circular envolve diretamente os stakeholders da cadeia produtiva, gerando fluxos eficazes de materiais e informações, conectando ideias, pessoas e lugares, o que gera oportunidades. A gestão da sustentabilidade alinhada à dinâmica da indústria 4.0 implica na gestão sustentável da cadeia de suprimentos e traz o desafio de aprender, reaprender e desenvolver novos conceitos, com a aplicação de novas ferramentas, tecnologias e digitalização. Essa perspectiva tenha talvez gerado um grande número de startups e inovações de intra-empreendedorismo nas organizações, trabalhando com os diversos blocos da economia circular(*).

O segredo do jogo da sustentabilidade e da economia circular está em reduzirmos drasticamente a geração de resíduos que retornam para o meio ambiente quer seja com o desenvolvimento de novos produtos ou com a conscientização de empresas e da sociedade para o comprometimento com o correto destino dos resíduos. O planeta agradece!

 

Texto e imagem disponíveis em: https://www.foodconnection.com.br/especialistas/indstria-40-e-economia-circular . Acesso em: 05/08/2020

Nike footwear | NIKE HOMME