ufrpe.br Saber mais | FlexQuest

Saber mais

O que é?

A FlexQuest é uma estratégia didática formatada para ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem que visa disponibilizar aos estudantes a possibilidade de construção de um conhecimento mais amplo e flexível, a partir de contextos, centrando-se em casos baseados na realidade obtidos diretamente da Internet.

Para quem é?

A FlexQuest é destinada aos professores que gostam de desafios.  O professor é a figura principal na construção de uma FlexQuest, já que ele é o responsável pela escolha dos temas e contextos. Além de trabalhar colaborativamente com outros professores.

Como usar?

Ao registrar-se na plataforma, o professor tem acesso a templates e pode construir sua própria FlexQuest, convidando colegas para ajudá-lo, ou utilizar algum projeto disponibilizado por outro autor. Poderá ser utilizada com os alunos na sala de aula e além desta, uma vez que fica disponível online.

  • Contexto: Escolha uma situação-problema de onde partirão os questionamentos e a partir desta será ilustrado o contexto dos casos a serem analisados e desconstruídos. Pode-se usar texto, figura, áudio e/ou vídeo para ilustrá-la. Deve-se inserir uma questão para que os alunos comentem com seus conhecimentos prévios.
     
  • Casos: os casos devem ser, preferencialmente, casos baseados na realidade, disponíveis na Internet que estejam associados à situação-problema exposta no Contexto.
    Cada caso pode ser composto de um texto, umáudio ou um vídeo.
    A escolha do caso deve ser feita com cautela, sempre pensando nos objetivosdo projeto e como eles serão trabalhados. Lembre-se que os casos serão desconstruídos em minicasos!
     
  • Minicasos: O caso deve ser desconstruído em quantos minicasos for necessário para trabalhar um determinado conceito. Sugerimos que indiquem links de apoio para auxiliar durante a exploração dos minicasos. Lembrando que o minicaso é uma parte do caso.
     
  • Questões: A formulação de questões é uma etapa muito importante para o desenvolvimento desta estratégia didática, uma vez que a pergunta estimula o pensamento. As questões devem servir de guia para os utilizadores explorarem e atingirem os objetivos do projeto.
     
  • Processo – sequências especiais: Em cada sequência especial deve-se descrever como os utilizadores deverão revisitar os minicasos com atenção especial voltada à temática a ser explorada no processo de construção de um conceito.
     
  • Transferência: Sugerir quais atividades serão produto deste projeto. Deve-se estimular o indivíduo a explorar casos além dos apresentados no projeto e até a proposição de um novo caso a ser desconstruindo por ele ou por um grupo.

Nike air jordan Sneakers | Women's Nike Superrep