ufrpe.br FlexQuest

Efeitos

1 – Álcool (goró, mé, caninha, cachaça, birita, pinguinha)

Forma de Ingestão: oral
Duração: de 2 até 4 horas
Dependência psicológica: alto
Dependência física: moderado
Efeitos: O Álcool consumido de forma moderada, em curto prazo, causa euforia, quebra das inibições, relaxamento, depressão e diminuição da consciência. Já em maiores quantidades pode causar náusea e inconsciência. O consumo de álcool a longo prazo pode causar obesidade, psicose, impotência sexual, úlceras, danos cerebrais e hepáticos, além de poder levar à morte.

No Corpo: Quando o álcool chega ao cérebro, ele estimula os neurônios a liberar serotonina, que desregula as sensações de prazer, humor e ansiedade. Por isso, o álcool deixa as pessoas desinibidas e eufóricas. Em seguida, o álcool inibe a liberação de glutamato, que por sua vez inibe o trabalho dos neurônios e faz com que o corpo perca sua coordenação motora.

Sintomas de Abstinência: Ansiedade, depressão, fadiga, oscilações de humor e falta de clareza de raciocínio.
Curiosidade: Muitos acreditam que a bebida alcoólica teve seus primeiros registros na Pré-História, durante o período Neolítico, quando houve a aparição da agricultura. A partir do processo de fermentação natural, celtas, gregos, romanos, egípcios e babilônicos começaram a consumir e atribuir diferentes significados ao consumo do álcool.

2 – Cigarro (fumo, cigarrete, pito, estoura-peito, careta)

Forma ingestão:  oral
Duração: de 30 minutos até 4 horas
Risco de dependência psicológica: alto
Risco de dependência física: alto

Efeitos: Em curto prazo e em quantidades moderadas, o cigarro causa relaxamento e contração dos vasos sanguíneos. Em grandes quantidades, pode causar dores de cabeça, perda de apetite e náusea. Em longo prazo, prejudica a respiração, pode causar doenças cardíacas, diferentes tipos de câncer e pode levar à morte.

No Corpo: Ao entrar em contato com os vasos capilares dos pulmões, a nicotina se mistura com o sangue já oxigenado, chega até o coração e consequentemente é bombeada para todo o corpo. Este processo é tão rápido que atinge o cérebro entre 6 e 10 segundos. No cérebro, as moléculas da nicotina se prendem aos neurônios, inicialmente os deixando relaxados, mas posteriormente agitando-os e fazendo com que seja necessária uma nova dose de nicotina para acalmá-los.

Sintomas de Abstinência: Oscilação de humor, tremor, aumento de suor, aumento de apetite, aperto no peito e tosse, secreção nasal, insônia e prisão de ventre.

Curiosidade: O consumo do tabaco iniciou-se com fins medicinais e como um acessório cerimonial. Os indígenas da América Central, há cerca de 1000 a.C, usavam o tabaco em rituais mágicos e religiosos, para purificar e fortalecer os guerreiros. Eles acreditavam também que com o uso do tabaco podia prever o futuro.

 

Leia mais: https://falauniversidades.com.br/drogas-efeitos-sensacoes-abstinencia/

Sports News | Men’s shoes

Minicasos do caso: O uso de drogas