A nanotecnologia no mercado
A nanotecnologia está presente nos diversos segmentos de pesquisas, e atualmente está sendo implantada na moda, ajudando a melhorar estruturas têxteis, criando tecidos mais resistentes e roupas que serão possíveis proteger-nos até de germes e bactérias. A nanotecnologia na moda tem o objetivo de proporcionar a quem veste, além de um visual moderno, conforto e praticidade. A grande diferença está na confecção, que diferentemente dos tecidos sintéticos, os novos tecidos inteligentes são construídos para suportar necessidades de quem está vestindo, isso possibilita ao designer maior liberdade para criar. As vantagens vão de melhorias na saúde a praticidade na hora de se vestir – como meias que não deixam cheiro e roupas que não amassam. Efeitos práticos como a absorção e evaporação do suor, eliminação de odores e proteção contra raios UV são os mais procurados por usuários de tecidos inteligentes, principalmente esportistas e aventureiros amadores. Atualmente esses tecidos são testados em coletes a provas de balas mais leves, e maleáveis.
Outra area do mercado nanotecnologico que também vem ganhando espaço e atençao é a antiaderencia; são diversos os casos que se ultiliza a nanotecnologia para ocorrer o eveito de antiaderencia, diversos produtos atualmente estão sendo vendidos no mercado desde spreys para roupas até spreys que são ultilizados nas panelas todos com o mesmo intuito de evitar que a sujeira se fixe, alguns dos mercado que anda crescendo bastante com a ultilização destes spreys é o de pinturas de carros esportivos e o mercado de utencilios de cozinha. Porém, existem muitos outros objetos que usam os compostos produzidos em escala nanométrica, sendo que boa parte deles pode até ser encontrada em casa, como:
- Band-Aids: Uma boa parcela da eficiência da bandagem mais utilizada no mundo se deve à nanotecnologia. Os Band-Aids têm uma nanocamada de prata que ajuda a aumentar área de contato com a sua pele e, com isso, a sua ação antibactericida.
- Cremes dentais: Além de manter seus dentes limpos e sua boca saudável, a maioria dos cremes dentais conta com um agente que ajuda muito na longevidade dos seus dentes. Trata-se de um nanocomposto de hidroxiapatita, uma camada de fosfato de cálcio cristalino que preenche as pequenas cavidades dos seus dentes e ajuda na prevenção das rachaduras que podem aparecer com tempo.
- Tintura de automóveis: Como ninguém gosta de ver riscos na lataria do seu carro, a Mercedes desenvolveu uma tintura especial composta por nanobolhas de tinta. Essas bolhas são rompidas juntamente com qualquer dano provocado à pintura e liberam partículas de tinta que preenchem as lacunas automaticamente.
- Filtro solar: O principal ingrediente que dá ao filtro solar o seu poder de bloquear a luz ultravioleta é o óxido de alumínio. Porém, este componente também tem a desvantagem de se desgastar à medida que entra em contato com outros tipos específicos de moléculas, como o suor da sua pele. Entretanto, basta que os fabricantes adicionem uma nanoemulsão para fazer com que o creme se torne hidrofóbico, podendo durar muito mais tempo mesmo depois de entrar em contato com sua pele com a água do mar.
- Preservativo: Impedir a disseminação de doenças sexualmente transmissíveis é uma das principais preocupações do século XXI. A nanotecnologia também tem sido uma aliada nesta área, com uma espuma de nanopartículas de prata que ajudam a destruir as bactérias que entram em contato com o preservativo.
- Secadores de cabelos: Diferente do que você pensa, instituições brasileiras também estão na vanguarda do desenvolvimento da nanotecnologia. Uma pesquisa do INCTMN (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia) resultou em um nanomaterial de óxido de titânio e partículas de prata que deixa os secadores de cabelos muito mais higiênicos.
- Bebedouros : Já a Nanox Tecnologia, outra instituição brasileira, usou o mesmo princípio antibactericida em um nanomaterial para bebedouros. O nanocomposto de sulfato de titânio age como um exterminador de micróbios e é aplicado no interior do reservatório de água. Dessa forma, existe uma maior garantia de que a água que já foi filtrada não vai voltar a se contaminar enquanto estiver parada dentro do bebedouro.