Contexto
Ei, vamos conhecer um pouco mais sobre a água? A água é um recurso natural abundante, caracterizado por ser líquido, incolor e insípido. A água é uma substância constituída por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio que estão unidos por meio de ligações chamadas de covalentes simples. A fórmula química da água é, portanto, H2O. Essa substância é essencial para vida do nosso planeta, ela faz parte da composição do corpo dos seres vivos, transporta substâncias, garante a realização de diversas reações químicas, além de ser considerada um solvente universal em virtude de sua capacidade de dissolver outros compostos químicos. Sem água não há desenvolvimento, não há biodiversidade, não há qualidade de vida.
A água é uma das poucas substâncias que podem ser encontradas no meio ambiente em todos os estados físicos: sólido (geleiras), líquido (oceanos e rios), e gasoso (vapor d’água na atmosfera). A água mantém-se em constante circulação, passando pelo ambiente físico, pelos seres vivos e mudando de estado. A circulação da água constitui o chamado ciclo da água.
Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas.
Estamos tão habituados à presença da água que só nos damos conta da sua importância quando ela nos faz falta. Note que a maior parte das células de nosso corpo possui água, sendo que os vegetais e animais precisam dela para viver. Assim, temos que a água é uma substância de grande importância na vida do planeta, uma vez que ela é um elemento essencial para a sobrevivência de animais e vegetais na Terra. Nesse sentido, quando falta água, a vida está ameaçada, uma vez que a água é a fonte de vida do planeta.
A água é indispensável desde o uso doméstico ao uso nas grandes indústrias. Com o aumento do consumo e o desenvolvimento das grandes cidades, a preocupação com a preservação da água só tem aumentado a cada dia, pois falar de sobrevivência é reconhecer a relevância dos conhecimentos sobre a água, a importância da conservação e do equilíbrio da biodiversidade e das relações de interdependência entre seres vivos e ambientes naturais.
Assim, vamos navegar um pouco dentro desta temática e construir conhecimentos acerca dos conceitos básicos da química que envolvem a matéria, propriedades da água, meio ambiente e saúde.